Uma das localidades mais atingidas pelos eventos naturais ocorridos em novembro do último ano, já está acessível. Resultado dos trabalhos constantes realizados pela Prefeitura Municipal de Ilhota no Alto Baú, a principal estrada da região deverá estar totalmente macadamizada e apresentando condições de tráfego a partir desta sexta-feira (6). Chuvas e as condições instáveis do solo dificultaram o trabalho, que segue em ritmo acelerado. No local operam seis caçambas, três retro escavadeiras, três tratores e uma patrola, além de 40 trabalhadores. Todos foram contratados pelo poder público municipal de Ilhota.
Cerca de três quilômetros de estrada foram refeitos devido à falta de segurança para trafegabilidade na antiga rua. Parte de um terreno foi concedido por um proprietário particular, para que o novo caminho fosse construído. A localidade é conhecida por populares como Tifa Galdino.
Já o abastecimento elétrico do Alto Baú e Baú Seco deve voltar ao normal até 16 de fevereiro, dependendo da estabilidade climática.
Apesar do acesso restabelecido, a região ainda está restrita. Com o objetivo de evitar acidentes e proteger as residências, a Polícia Ambiental controla durante dia e noite a entrada de todas as pessoas. Somente moradores munidos de comprovante de residência podem acessar a região para retirar seus pertences. Aqueles que por algum motivo não tenham comprovante de residência devem procurar a Celesc e solicitar a segunda via do documento.
A liberação total da localidade, que ainda é considerada de alto risco, depende do resultado da avaliação de geólogos do CEPED (Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres), órgão ligado à Universidade Federal de Santa Catarina e contratado pela Defesa Civil Estadual. O estudo deve ser concluído no próximo sábado (7).
Mais informações através da Defesa Civil de Ilhota: (47) 3343-8800.