A Diretoria de Cultura de Ilhota está dando início ao projeto “Artistas de minha terra”.
O projeto pretende resgatar e documentar a história de personalidades importantes para a formação da cultura do município. Segundo Diretor de Cultura, Raul Fernando dos Santos, a idéia surgiu a partir do projeto "Autores de minha terra", realizado em 2008 e que divulgou os escritores da cidade. "Em conseqüência deste projeto, e para continuar incentivando a cultura na cidade, decidimos agora destacar os artistas de nossa terra. Conhecemos sete pessoas até o momento", revela.
A história de cada artista e suas obras será exposta na Biblioteca Pública Municipal, a partir de abril. "Já levantamos a história de alguns artistas e a cada semana faremos esta exposição", explica Raul.

A artista plástica Margarida Horr Bernardi foi a personagem para dar início ao projeto.

História

Margarida Horr Bernardi tem 64 anos e há 42 está casada com Armandio Bernnardi. Sua carreira artística começou em 1983, quando foi aluna da famosa professora Conceição. No ano seguinte Margarida já começou a lecionar em Ilhota, função que exerceu durante 10 anos. Em 1990 fez curso de aperfeiçoamento em Blumenau, com a professora Lílian Hasse. Em 1991 começou a fazer pinturas artesanais em camisetas para uma conceituada fábrica de Blumenau. Trabalhou até 2003 com este ofício.
Em 1992 teve aula com o famoso professor Arian, professor Russo, oportunidade em que aprendeu técnicas especiais. A partir de 2003, suas obras acalcaram repercussão internacional, alcançando países como Alemanha, Suécia e Argentina.
Margarida desenvolveu a técnica de restauração de madeira e pintura em tela. Desenvolveu, também, técnica de pintura em seda e pintura em porcelana. Também transforma material reciclado em arte e restaura pinturas desgastadas. Ela tem mais de cem quadros vendidos e todos estão registrados em fotografias, além dos que estão guardados em seu acervo pessoal.
Atualmente a artista dá aulas no Centro de Gaspar, junto ao ‘Aviamentos Ondina', e na residência da senhora Andréa Schmitt, no bairro Sete de Setembro.


Para participar e/ou obter mais informações: Diretoria de Cultura – (47)3343-8800.

plugins premium WordPress