O Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau e Itajaí, da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC – Cidasc, indeniza, neste sábado (11), os produtores que perderam animais afogados ou soterrados na catástrofe que atingiu a região em novembro de 2008. Na oportunidade, será assinado um convênio no valor de R$ 5 milhões, entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC – Epagri. A solenidade ocorrerá às 12h30, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Pio X (Rua 21 de junho, 20 – Centro), em Ilhota.

No total, 174 produtores receberão o pagamento das indenizações. 112 pertencem à região de Itajaí e 62 à região de Blumenau. 19 produtores de Ilhota serão indenizados. O valor destinado para este trabalho é de cerca de R$ 1 milhão para cobrir 2.238 animais perdidos na enchente, destes 2.039 são bovinos, 56 suínos, 74 ovinos, 19 equinos, e 50 aves.

Os recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal – Fundesa, do Governo do Estado, que indeniza produtores que perderam animais com doenças infectocontagiosas. Para que atendesse aos produtores atingidos pela enchente, o governador Luiz Henrique da Silveira sancionou uma lei complementar incluindo animais que morreram afogados ou soterrados, devido às catástrofes ambientais.

Os recursos são provenientes do Ministério de Desenvolvimento Agrário e da Epagri, serão investidos em unidades móveis de atendimento aos agricultores, 30 miniestações metereológicas para monitoramento on-line e compra de equipamentos de trabalho do órgão.

Luiz Henrique da Silveira, Governador de Santa Catarina, estará presente no evento.

Fonte: Ass. de Imprensa – SDR Blumenau

plugins premium WordPress