Após as fortes chuvas da última semana terem colocado os moradores de Ilhota em alerta, a situação já está normalizada. Dez famílias tiveram que sair de suas casas entre sexta-feira e sábado, por precaução. No domingo à tarde oito já haviam voltado para casa. Apenas duas famílias, que tiveram suas casas interditadas, um na localidade do Pocinho e outra na Boa Vista, permanecem abrigadas com amigos e parentes.
Apesar do susto, não houve registro de danos materiais de grande proporção ou feridos. O trabalho realizado pela Defesa Civil de Ilhota e do Estado, Bombeiro Voluntários e Polícia Ambiental, garantiu o controle as situação.
Após novembro de 2008, Ilhota iniciou o trabalho de prevenção. O objetivo é evitar que eventos naturais terminem como o de 2008, com o triste saldo de mais de 30 vitimas fatais somente na região do Baú. A Defesa Civil realizou uma capacitação com a Secretaria Nacional de Defesa Civil e está implantando um plano de contingência. Voluntários das comunidades também estão sendo treinados. A intenção é que os próprios moradores saibam reconhecer situações de risco e o que fazer para prevenir ou prestar socorro. O projeto Aquarela, realizado pela Assistência Social também está trabalhando na prevenção junto às comunidades.
Mesmo com o cessar das chuvas, a Defesa Civil continua vistoriando as localidades com terrenos instáveis, para monitorar a possibilidade de deslizamentos. A Secretaria de Obras está trabalhando para recuperar as áreas atingidas.