A segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, tem andado a passos rápidos em Ilhota. Foram 758 crianças vacinadas até sábado (19), o dia nacional da campanha. A Secretaria de Saúde tem como objetivo aplicar 807 doses até sexta-feira (25).
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Teresa Americano, o bom resultado pode ser atribuído ao trabalho realizado in loco nos educandários. "As nossas equipes foram desde o primeiro dia em todas as creches do município para fazer a medicação. Assim, já vacinamos grande parte da nossa meta. Tenho certeza que a meta será alcançada até a data final da campanha".
Na primeira etapa, realizada em junho, foram aplicadas 944 doses. Todas as seis unidades de saúde do município estão disponibilizando a vacina para crianças menores de cinco anos. Para receber a dose é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.
Sobre
O Brasil não registra casos de poliomielite há 15 anos. A imunidade lhe conferiu o certificado internacional de erradicação da transmissão da doença. A poliomielite é uma infecção grave e, na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As conseqüências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte – por meio de uma tetraparalisia.
Fonte:
Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Teresa Americano: 3343-8800.